Como diminuir a pressão arterial

Mudanças alimentares para diminuir a pressão arterial


Depois que souber como ler sua pressão arterial e descobrir que ela está alta demais, o próximo passo é entrar em ação para controlá-la. Se você puder prevenir ou reduzir a pressão, vai aumentar, de forma automática e consideravelmente, suas chances de viver livre de doenças cardíacas, derrames e doenças renais. É tão simples e importante quanto parece.

Parar de fumar e perder peso são as duas melhores maneiras de reduzir a pressão arterial, mesmo que sua pressão arterial não esteja particularmente alta. Além disso, os especialistas recomendam as seguintes mudanças (fale com seu médico antes de fazer quaisquer mudanças drásticas em sua alimentação, especialmente se já está tomando medicamentos para tratar a pressão alta):


alimente-se bem - pesquisa apoiada pelo NHLBI levou ao desenvolvimento de um plano de alimentação que pode prevenir e ajudar a tratar a pressão alta;
reduza o sal - a pesquisa usando a dieta DASH e diferentes níveis de sódio nutricional confirmou o que tem sido aconselhado há anos: reduzir o sódio e o sal ingeridos pode ajudar a diminuir a pressão arterial. Algumas pessoas são especialmente sensíveis a sal e sódio e deveriam ter um cuidado especial com as quantidades consumidas. 
Ser sensível a sal (ou sódio) significa que você tem uma tendência a reter líquidos quando ingere sal demais, provavelmente em razão dos rins estarem com seu funcionamento comprometido e encontrarem dificuldade de se livrar do sódio. Seu corpo tenta diluir o sódio no sangue conservando líquidos. Isso força o coração a trabalhar mais para fazer circular o volume adicional de sangue. 
As terminações nervosas nos vasos ficam superestimuladas e começam a mandar que os vasos se contraiam (fiquem menores). Isso dificulta ainda mais o bombeamento do sangue pelo coração, eventualmente fazendo com que a pressão arterial se eleve. Algumas pessoas são menos sensíveis aos efeitos do excesso de sal. Mas, em razão de os americanos usarem muito mais sal e sódio do que precisam (cerca de 6 a 20 gramas de sódio por dia), seria inteligente da parte da maioria diminuir essa ingestão. Seu objetivo é consumir um máximo de 2,4 gramas (2.400 miligramas) de sódio. Isso é igual a seis gramas (cerca de uma colher de chá) de sal de cozinha por dia. Dependendo do quão alta é sua pressão, o médico pode recomendar ainda menos.

Lembre-se: os 6 gramas incluem todo o sal e sódio consumidos, incluindo o que é usado no preparo dos alimentos, o sal à mesa e o adicionado em alimentos preparados e processados.

Até 75% do sal em nossa alimentação vem de alimentos processados. Somente 10% do sal que comemos está lá naturalmente e aproximadamente 15% é adicionado durante o preparo e colocado à mesa. Mas já que o gosto pelo sal é aprendido (ao contrário de nosso gosto inato pelo açúcar), controle o exesso e aprenda a saborear a comida com menos sal.

Antes de tentar um substituto para o sal, fale com seu médico. Muitos deles contêm cloreto de potássio e o excesso de potássio pode ser perigoso, especialmente quando combinado com certos medicamentos.

Leave a Reply

Tecnologia do Blogger.